Mercúrio, uma chaga na floresta

Direção
Tom Laffay
Reportagem
Bram Ebus

Uma investigação sobre a rota ilegal do mercúrio na Amazônia

Uma das portas ocultas para o mercúrio entrar na Amazônia é a região do Escudo das Guianas.

A importação legal desta substância tóxica através da Guiana faz dela o nexo para o contrabando para países vizinhos como o Suriname, onde sua venda é proibida.

O metal líquido é uma das forças motrizes por trás da mineração de ouro em pequena escala na Amazônia. A mineração de ouro em pequenos países da América do Sul depende tanto do mercúrio, que se o comércio fosse interrompido, suas economias poderiam entrar em colapso. Mas o mercúrio polui ecossistemas frágeis e prejudica a saúde humana.

Desde que ratificou a Convenção Minamata, o governo da Guiana promete eliminar gradualmente o uso do mercúrio, colocando os mineiros em desacordo com o governo para uma repressão iminente.

Nesta investigação, mergulhamos no submundo do mercúrio, seguindo o seu caminho da Guiana ao Suriname, explorando os efeitos na saúde e no meio ambiente, e o que a proibição do mercúrio significaria para a subsistência dos mineiros e comunidades em toda a Amazônia.

Assista ao documentário

DIREÇÃO & FOTOGRAFIA TOM LAFFAY

REPÓRTER PRINCIPAL BRAM EBUS

EDITOR J.C. VAN’T KRUIS

NARRAÇÃO ABEL HARRIS

PRODUTOR GUSTAVO FALEIROS

TIME DE REPÓRTERES
/ GAULBERT SUTHERLAND
/ WILFRED LEEUWIN
/ BRAM EBUS
/ TOM LAFFAY

ANIMAÇÃO SERGIO CASTRO
SOM J.C. VAN’T KRUIS

CONSULTORIA CRIATIVA EMILY WRIGHT
SEGUNDO EDITOR TOM LAFFAY

PRODUZIDO POR
IUCN NL & INFOAMAZONIA

COM APOIO DORAINFOREST JOURNALISM FUND & PULITZER CENTER

O mercúrio é um dos 10 principais produtos químicos que representam uma grande ameaça para a saúde pública, segundo a OMS.

A fonte mais importante de emissões de mercúrio na América Latina é a mineração de ouro em pequena escala, representando 71%. A União Europeia (2011) e os EUA (2013) proibiram as exportações

883toneladas de mercúrioforam emitidas pela extração em pequena escala de ouro em 2015 (últimos dados disponíveis do PNUMA)